top of page

Conheçam os empreendedores que permanecem desde o início do projeto Coletivo Ancestral

OPÔ YALOJÁ É COLETIVO ANCESTRAL
Adobe_Post_20200224_1537200.571912331840

"Sou Giselle Alves, empreendedora na Opô Yalojá Acessórios. Opô Yalojá é uma expressão em Yorùbá (idioma falado em parte da África, especialmente na Nigéria), que significa 'Sustentado por Ìyá Lọjà'. O nome foi escolhido em homenagem à Ìyá Lọjà ou Yalojá que é a divindade protetora dos mercados e comércios e que em algumas raízes das religiões afro-brasileiras essa divindade foi inserida ao culto de Yemanjá. Então que a força da Rainha dos Mares esteja sempre nos sustentando! Odô Iyá!
A Opô Yalojá foi criada com intuito de trazer ainda mais beleza, orgulho e identidade aos adeptos das religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé, com acessórios que utilizam metais, pedras, missangas, favas, conchas, búzios, entre outros materiais e que tem estilo moderno, porém sempre remetendo à beleza da nossa Ancestralidade Africana! Comercializamos acessórios online e além de oferecermos as peças expostas aqui em nossa loja virtual, personalizamos e criamos ítens exclusivos produzidos manualmente, um a um, de forma artesanal.
Temos orgulho de nossas raízes, de nossos significados, de nossa fé e ancestralidade! Por isso, a Opô Yalojá nasceu: para empoderar e embelezar nosso povo lindo!"

OTÁ-OMI É COLETIVO ANCESTRAL

"A Otá-Omi é um ateliê de cerâmica/design criado por mim, Rodrigo Caetano, que nasceu do meu desejo em unir o design e o fazer manual com a crença nos orixás, a cultura e religiosidade afro-brasileira e tudo que as envolve. Meu maior propósito, e objetivo com o ateliê, é difundir cada vez mais toda essa cultura e religiosidade afro-brasileira e reverenciar a nossa ancestralidade por meio das peças desenvolvidas.

Minha matéria-prima principal é a argila, material natural que tem como elemento principal de composição a terra, terra essa que é o nosso solo sagrado, terra onde nós pisamos assim como todos que nos antecederam também pisaram. E é essa argila moldada, trabalhada manualmente, que  após os processos de queima em alta temperatura se transformam em peças de  cerâmica.

No ateliê desenvolvo diversas peças como patuás, figas, vasos, máscaras e entre outras peças decorativas, e todas são desenvolvidas em um processo exclusivamente artesanal e manual."

Adobe_Post_20200224_1545570.260511137990
AKUERAN ATELIER É COLETIVO ANCESTRAL
Adobe_Post_20200224_1544270.440623139040

"Olá, meu nome é Beatriz e eu sou a criadora do Akueran Atelier. Ele nasceu quase sem querer no final de 2018.
Sempre fiz minhas próprias roupas de santo e todo mundo as elogiavam e questionavam se eu fazia pra vender e eu sempre dizia que não. Nesse meio tempo o destino tinha planos para minha vida que eu mesma desconhecia. Fiquei desempregada e em um momento de muita reflexão uma luzinha acendeu dentro de mim e mostrou que eu poderia fazer as peças que eu produzia, para uso próprio, para outras pessoas.
Em menos de 1 ano o Atelier cresceu de uma maneira rápida e inesperada. Comecei a criar peças personalizadas e é muito gratificante ver as pessoas se interessando pelo que a gente faz, gostando, entrando em contato para um feedback depois da compra. O Akueran Atelier foi a melhor coisa que eu poderia ter feito e agora não abro mais mão dele. É muito bom poder andar na rua usando as coisas da nossa cultura sem ter medo de parecer ofensivo e nosso maior objetivo é mostrar para as pessoas que a gente pode levar nossa cultura muito além, expandir nossos horizontes e não ter vergonha de vestir-se de sua fé."

ENTRE CORDAS É COLETIVO ANCESTRAL

"Sou Nyara Ricciardi, empreendedora do Entre Cordas.
O nome Entre Cordas surgiu através do significado do nó da amizade, muito utilizado no escotismo.
Quando quer demonstrar que aquela amizade é forte, especial e única; o escoteiro faz esse nó no lenço de seu amigo.
O nó da amizade, quando feito, jamais será desfeito.
Assim como a ligação com a entidade que nos protege.
Não existe nó da amizade mais forte que esse!
Em homenagem a essas entidades de religiões de matriz africanas, como Umbanda e Candomblé, que confeccionamos nossos acessórios com muito carinho em cada detalhe.
Utilizamos, na produção de nossas peças, todo o tipo de cordas, linhas e aviamentos combinados com adereços em metais, pedras, miçangas, cristais, favas, búzios, entre outros...
Nossas cordas entrelaçam amor, boas energias e bem querer.
Entre Cordas traz coisas boas para você em cada laço e em cada nó, para que sua vida seja mais bonita e feliz!
Nosso intuito é distribuir beleza e boas energias, além de propagar o orgulho e o respeito pelas entidades de religiões de matriz africanas.
Nossas peças são totalmente artesanais, portanto, jamais existirá uma peça exatamente igual a outra, a sua sempre será única, assim como você!
Desta forma, Entre Cordas nasceu para valorizar cada ser único, distribuir amor, boas energias e beleza, além de enaltecer nossa ligação com as entidades que nos protege, propagando nosso orgulho e gratidão de ter a honra dessa proteção.
Muito àṣẹ para todos nós!"

Adobe_Post_20200224_1548230.853114710064
Adobe_Post_20200224_1546450.678849378493
LIVRARIA ALÁFIA É COLETIVO ANCESTRAL

"A iniciativa da Livraria Aláfia surgiu do desejo de duas almas apaixonadas por livros e pela disseminação do conhecimento.
A Livraria Aláfia tem como principal missão disseminar o conhecimento das múltiplas matrizes que formam nossas principais religiões tradicionais. Buscamos instigar a procura das origens, das práticas e dos rituais presentes em tais religiões, descortinando universo rico de manifestações plurais de nossas identidades como brasileiros. Além disso, procuramos diversificar nossos produtos a fim de oferecer uma experiência profunda de autoconhecimento. Aproveite a leitura para se descobrir!

CONTE CONOSCO!"

SILOYÁ ATELIÊ É COLETIVO ANCESTRAL

"Olá, me chamo Sabrina Francisco e sou a criadora da Siloyá Ateliê!
A Siloyá Ateliê nasceu em 2015, diante da necessidade de mostrar o que há de mais belo dentro do axé.
Com o foco principal nos acessórios confeccionados com contas, búzios, pedras e palhas, as peças ganham forma manualmente, assim cada uma tem seu toque exclusivo e único, pois o processo de confecção das peças é todo artesanal.
Axé é força, poder ancestral e são esses sentimentos que procuro colocar em cada modelo produzido por mim.
Muito axé para todos e vida longa à Siloyá Ateliê!"

Adobe_Post_20200224_1540350.206758900433
Adobe_Post_20200224_1539060.625621067026
ODO LONI É COLETIVO ANCESTRAL

"Mo túmbá, meu nome é Vitor e sou criador da Odo Loni, que nasceu em 2012. Nosso ateliê traz até a você o amor pela ancestralidade na forma de roupas e acessórios ritualísticos (roupas de ração, roupas de Xirê, roupas completas de Orixás e entidades, paramentas, fios de contas e tudo mais que envolva nosso culto Afro), lembrando que em nossas raízes, mesmo simples e de pés no chão, descendemos de grandes rainhas e reis. Nada melhor do que ofertar aos que nos guiam e nos protejem o que lhes é digno. Em nosso Ateliê damos prioridade ao que possa ser mais belo e adequado aos nossos Orisás. Compartilhe de nosso amor na pagina @asoorisa "

bottom of page